Dicas de planejamento de viagens

Olá @ntenadas!

Quem de vocês gosta de viajar? E quem gosta da parte de planejamento de viagem?

CE515844-A689-4916-B5A4-F91AEEFB1D30

Nós do blog somos apaixonadas por viagens e hoje vamos trazer algumas dicas para vocês planejarem uma viagem de férias, para que ela seja inesquecível. É mais fácil organizar uma viagem quando é uma visita a familiares ou para algum lugar que você já conhece. Não precisa de muito planejamento porque são destinos conhecidos, hoje falaremos aqui das viagens para lugares desconhecidos, o que você deve levar em conta pra definir o destino, como organizar tudo o que é necessário, descobrir o que tem para fazer lá, escolher hotel… enfim, como planejar uma viagem completa!

1º passo: definir um orçamento de viagem. Este é um dos passos mais importantes, para que toda a viagem caiba no seu orçamento e não vire uma dor de cabeça depois.

2º passo: definir o objetivo da viagem, para que o destino e a data sejam escolhidos. Se será uma viagem em família (com ou sem crianças), se será uma viagem de casal, se pretende ir para frio, calor. Enfim, definir primeiro o que pretende das suas férias para depois escolher seu destino.

3º passo: definir o destino. Agora que você já sabe o objetivo da sua viagem, chegou a hora de definir o destino.

4º passo: definir a data. Pesquise bastante a melhor época para visitar o destino escolhido. O que tem pra fazer no inverno e no verão, pesquise também passagens aéreas em promoção, podem ser elas que vão definir as datas de sua viagem. Pode ser que você consiga aproveitar uma viagem de trabalho e dar uma esticada. Enfim, veja quando é o melhor período para sua viagem.

A50267B2-1DE2-4E68-AAB6-A3770FD96B26

5º passo: compre a passagem e reserve sua hospedagem. Dentro do seu orçamento de viagem, pesquise bastante as melhores opções de passagem e hospedagem. Utilize as ferramentas de busca disponíveis e encontre aquilo que caiba dentro do seu bolso. Pode ser que um aeroporto secundário barateie o custo da passagem, pode ser que um Airbnb esteja com uma melhor oferta. Aqui vale a pena muita pesquisa.

6º passo: verifique toda documentação necessária. Checar com antecedência a validade do passaporte, se o país precisa de visto antecipado e/ou algum tipo de vacinação é muito importante para que você não seja prejudicado com todo o processo burocrático de atualização de documentos.

7º passo: elabore seu roteiro de viagem. Um dos momentos mais legais do planejamento de viagem é a elaboração do roteiro. Você já começa a entrar no clima do local e descobre muita coisa legal que poderá fazer. Use e abuse dos roteiros prontos disponíveis em vários sites de viagem para saber onde você quer ir e, mais importante, o que você definitivamente não quer conhecer no destino.

8º passo: planeje como será seu deslocamento durante a viagem. Aqui mais uma vez entramos na questão do orçamento de viagem (por isso tão importante defini-lo antes mesmo de começar a planejar), escolha a opção em que o custo beneficio valha mais à pena. A melhor forma é sempre algo muito pessoal, que vai depender além da grana, do nível de conforto que você espera, do tempo que você tem disponível na cidade e da localização da sua acomodação.

9º passo: escolher onde comer. Lá vem o budget de viagem mandando outra vez. Claro que conhecer a culinária é muito importante para conhecer grande parte da cultura local, porém comer fora todos os dias talvez não esteja dentro do seu orçamento, então se estiver hospedado em algum lugar que tenha uma cozinha disponível, intercale dias de sair pra comer e dias de comer  em “casa”. Se não for possível, já pesquise com antecedência restaurantes que combinem bons preços e qualidade. Aqui vale buscar indicações.

FEA80765-070F-4A5A-A13D-7C5752A44598

10º passo: contrate um seguro viagem. Muita gente acha desnecessário, porém tem alguns países inclusive que é obrigatório. É um item muito importante para que as férias não vire um pesadelo inesperadamente.

11º passo: faça as operações de câmbio. Se você vai viajar pro exterior de uma forma ou outra vai ter que definir como pagar a conta em outra moeda. Pesquise todas as opções e quais as taxas em cada uma, e defina qual o melhor custo benefício na hora de escolher a mais adequada.

12º passo: organize a papelada. Deixe tudo à mão para qualquer eventualidade (principalmente para a imigração). Você pode escolher como organizar melhor seus comprovantes de viagem, hoje em dia, fora a opção da boa e velha pastinha com documentos, você encontra aplicativos que consegue organizar toda sua viagem. Vale a pena pesquisar.

13º passo: faça sua mala. Se organize para que sua mala seja bem versátil e funcional, assim você não precisa enche-la de coisas inúteis. Tenha um check list para não esquecer de nada.

14º passo: aproveite muito!

Esperamos que tenham gostado das dicas super úteis na hora de planejar sua viagem.

Conta pra gente qual o próximo destino já programado de vocês?

Beijão 😘

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *