A importância do autocuidado na maternidade

Olá @ntenadas!

Vamos falar sobre um assunto super importante para manter a sanidade mental das mamães: autocuidado! Depois de ser mãe, a mulher, que antes tinha sua vida toda planejada, organizada e sabia o que iria fazer durante todo o dia, se vê diante de uma série de transformações e incertezas. Pense em uma mudança grande na sua vida. Pensou? Agora multiplica essa mudança várias vezes… É isso o que acontece na maternidade.

Com toda esta mudança, é extremamente importante você dedicar um tempo exclusivo para cuidar de si mesma. Para se nutrir, para se amar. Pode soar estranho, pensar em momento único e exclusivo pra você. Porque a maternidade por si só, já traz uma grande carga de culpa e cobrança. Não precisa ninguém falar nada, as mamães já se culpam e se cobram instintivamente.

images

O autocuidado deve ir além do cuidado físico, como cuidar da estética, beleza e alimentação… isso também é importante, mas não se pode negligenciar os cuidados da sua saúde mental e emocional. Nem que seja parar um segundo para colocar a cabeça no sofá e chorar, pra meditar, ouvir uma música com fone de ouvido, lavar o rosto, arrumar o cabelo, ler, tomar um chá… 5 minutos, fazendo o que te der na telha. Minutos que têm a força de dar uma outra cara para dias nada fáceis, que podem trazer à tona uma reconciliação com a imagem que vemos refletida no espelho e, principalmente, na nossa alma e mente.

Existe “você” por trás da maternidade. Mamãe se olhe no espelho e sinta orgulho de quem você se tornou, se ame, se ache linda, se valorize, se cuide. Pois é você que sempre está disposta, que tem o melhor colinho do mundo, é você que sempre está pronta para ouvir, para amar, para viver por outra pessoa, é você quem consegue fazer mil coisas aos mesmo tempo, é você que corre o dia todo e ainda sorri no final do dia, é você que mesmo cansada é a melhor mãe do mundo, é você que transforma sua família e o seu lar em um lugar mais feliz, é você que move o mundo, é você que DÁ A VIDA!

images (1)

A mulher normalmente precisa de um pouco de tempo (às vezes também de um puxão de orelha 😜) para conseguir voltar seu olhar novamente para si mesma. Ela precisa de um ambiente favorável, onde se sinta segura para pedir ajuda quando necessário, para falar de seus sentimentos, para expressar suas opiniões, desejos e vontades. É aqui que entra aquela velha história de colocarmos a máscara de oxigênio em nós antes de colocar no outro, sabe? Precisamos estar respirando, estar com saúde mental, estar com resistência física para conseguir fazer com que nossos filhos também.

Depois-de-ser-mãe

Cuidar de si também é fundamental para ser feliz, e ser feliz, por sua vez, é fundamental para que ela esteja disponível emocionalmente para cuidar dos filhos. Por isso, mães, arrumem um tempinho para vocês mesmas, para fazerem o que quiserem… Vale sair para um café com os amigos, ir para a academia, fazer as unhas, sair para namorar, trabalhar ou ainda, vale um tempo para não fazer nada! O importante é se sentir bem cuidada e feliz consigo mesma!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *